RD - B Side
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

"Sometimes meaningless gestures are all we have"

sexta-feira, novembro 14, 2008
Procedimento Operacional Padrão (Standard Operating Procedure)

Documentário de Errol Morris sobre as famosas fotos tiradas na prisão de Abu Ghraib. Mais do que uma crítica da situação criada o filme tenta é debater a questão da imagem: o que vemos, de que forma vemos e o que realmente vemos, por isso fica-se mais com questionamentos ao final dele do que respostas; e o que não está nas fotos, como os abusos dos interrogatórios? e o principal personagem delas que não dá sua visão das coisas? e os prisioneiros que aparecem nas fotos? Morris

Slacker Uprising

Documentário de Michael Moore que ele disponibilizou gratuitamente em seu site (ao menos para quem morasse nos EUA) que aborda toda a turnê da campanha pelo voto na eleição presidencial de 2004 realizada por ele nos campus das universidades americanas. Apresentações musicais de Eddie Vedder, Joan Baez, Tom Morello e Steve Earle. Aparições de Roseanne Barr, Viggo Mortensen e R.E.M. O fracasso da missão da turnê tem outro gosto diante dos resultados eleitorais desse ano, principalmente quanto à significativa participação do eleitor jovem na vitória de Obama.

Um Segredo Entre Nós (Fireflies In The Garden)

Poderia ser um bom filme se o autor/diretor evitasse certos paralelos, escolhesse melhor os atores e criasse uma conclusão melhor, ou uma conclusão que fosse, já que fica a impressão de um não-final (no pior sentido da coisa). O marido da Julia Roberts tem seu primeiro importante trabalho como diretor de fotografia (o que explicaria a presença especial dela no filme ou a presença dele). Apesar de boas, Hayden Panettiere e Emily Watson não combinam a ponto de uma fazer a outra em idade mais avançada, são diferentes demais, o que prejudica também a relação de Watson com Ryan Reynolds que não é a mesma dinâmica de Hayden com o garoto. Há coisas que ficam subentendidas demais, deixando a impressão que não foram trabalhadas ao invés de denotar sutileza (o que exatamente a jovem tia foi fazer na casa da irmã? qual a revelação que o livro traria?). Passagens de tempo também não são bem construídas, um casal que já estava separado (por algo sério e não uma mera briguinha) de uma cena pra outra está de volta e com a mulher grávida? Personagens sem razão de ser (como o cunhado ou o amante da mãe). E supostamente a história tem tons semi autobiográficos, o que deixa tudo ainda pior pelo que poderia ser mas não é.


posted by RENATO DOHO 9:00 AM
. . .
Comments:


. . .