RD - B Side
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

"Sometimes meaningless gestures are all we have"

segunda-feira, dezembro 22, 2008
A Troca (Changeling)

Clint Eastwood se junta ao criador de Babylon 5, J. Michael Straczynski, para fazer um filme de época baseado em fatos reais. No que deu isso? Se o começo parece quase banal, mostrando o desaparecimento do filho de um supervisora de telefonistas (Angelina Jolie, finalmente atuando) a coisa vai tomando uma forma de pesadelo kafkaniano, sem com isso Eastwood mudar a forma como filma. As interpretações e os acontecimentos é que vão deixando tudo angustiante, ainda mais se lembrarmos que boa parte disso realmente aconteceu. Dizer mais da história estraga. O filme toca em vários temas pertinentes que merecem maiores reflexões. Eastwood, cada vez melhor.

A Trágica Farsa (The Harder They Fall)

Último filme de Humphrey Bogart, dirigido por Mark Robson. É um retrato nada elogioso ao mundo do boxe e por isso mesmo envolvente, mostrando a construção de uma farsa, um boxeador latino que serve de marionete na mão de um poderoso do meio (Rod Steiger) através da gerência feita por um jornalista (Bogart). É supostamente baseado na trajetória do boxeador Primo Carnera, que tentou processar os produtores do filme, sem sucesso. O personagem de Bogart também é baseado num escritor e promotor de eventos real. Bogart já estava doente durante as filmagens e morreria logo após.

Empire Falls (Idem)

Oficialmente o último filme da carreira de Paul Newman é a terceira colaboração dele com o autor Richard Russo (O Indomável e Fugindo Do Passado) numa produção HBO com direção de Fred Schepisi. Pode ser encarado como um longo filme (mais de 3 horas) ou uma minissérie em 2 partes (como foi exibida). O filme é dividido em capítulos e não foge do tom literário, apresentando diversos personagens, uma trajetória temporal da história da cidade e até com breves intervenções de um narrador. O protagonista é Ed Harris, cuja história pessoal é muito ligada à cidade e à poderosa família local onde sua mãe chegou a trabalhar. Ele não conseguiu fugir da cidade, mesmo se formando fora dali, gere um restaurante, tem uma filha na escola e está se divorciando. Seu pai (Newman) vive em estado lastimável, sempre à procura de alguns trocados, mas é totalmente inofensivo. Como num livro há diversos acontecimentos que, provavelmente, são bem mais explorados no papel do que em filme. Há até uma inusitada situação que confere uma atualidade insuspeitada (e parece até deslocada dentro da narrativa). Apesar de aparentar debilitado Newman ainda passava força e respeito e não deixa de ser uma bela despedida. O elenco ainda conta com Helen Hunt, Philip Seymour Hoffman, Aidan Quinn, Joanne Woodward, Dennis Farina, Theresa Russell, Robin Wright Penn e outros.


posted by RENATO DOHO 12:00 AM
. . .
Comments:


. . .