RD - B Side
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

"Sometimes meaningless gestures are all we have"

quinta-feira, setembro 24, 2009
MIX TAPE RD



Não soube dar um nome para esse mix tape, então fica assim mesmo. Seria "all time", mas não é. Novo mix tape mais rápido (a média é de 2 meses) é por ser uma seleção de coisas velhas, que estão à disposição. Há centenas de outras canções que adoro, mas quis reduzir às que (disponíveis) tinham algo a mais pessoalmente, não querendo dizer que são minhas favoritas de todos os tempos ou mesmo que as que não entraram são menos favoritas. Nenhuma esteve em um mix tape anterior (espero que sim) e procurei não repetir artistas (Bon Jovi é diferente de Jon Bon Jovi, melhor dizer).

Há a probabilidade de muita gente ter a maioria dessas canções, mas não na ordem e seleção minha hehehe

01. U2 - Where The Streets Have No Name

Além de ser uma das melhores aberturas de álbum de todos os tempos essa canção conseguiu a façanha de estar na trilha sonora de um dos filmes mais pessoais da minha vida, Sem Medo De Viver (Fearless). E não poderia estar em outro lugar senão num filme como aquele. Ao vivo a canção é um dos momentos mais emocionantes da maioria dos shows da banda.

02. Jon Bon Jovi - Santa Fe

No posto de canção para se tocar no meu funeral, e acho que não tem concorrentes. “I swear, I gonna live forever!”

E o começo da letra foi citada no filme Um Grande Garoto!

03. Bruce Springsteen - Better Days (MTV Plugged)

A canção somente me tocou profudamente nessa versão, na original não tinha sentido tanto quanto na interpretação rasgada de emoção do Bruce.

04. Roy Orbison - I Drove All Night

Quem não dirigiria a noite toda pela Jennifer Connelly?

05. Koreana - Hand In Hand

Por anos eu queria ter essa canção, tema das Olimpíadas de 1988 (Seul). Tem o toque do Giorgio Moroder que na época era o mestre das trilhas. O clima de espírito esportivo é realçado pela melodramaticidade da interpretação (e letra), sem vergonha de ser assumidamente popular e emocional. Ainda hoje ela me traz imagens de união de povos e vitória.

06. The Ronettes - Be My Baby
07. The Temptations - My Girl

Duas das melhores canções pop já feitas, perfeitas. E ter a chance de um dia ver passando A garota que combina perfeitamente com a My Girl, ouvindo a canção no exato momento, não tem coisa melhor no mundo.

08. Pearl Jam - Off He Goes (Live On Two Legs)
09. Gregg Allman - I'll Be Holding On
10. Iggy Pop - Livin' On The Edge Of The Night

Essas três canções fazem parte de uma trilha imaginária de um filme que se chamaria O Lobo E A Águia. Elas parecem descrever com exatidão o protagonista, já de meia idade, que anda de moto, totalmente perdido depois de perder toda e qualquer referência sobre sua existência e seu sentido de vida. A do Pearl Jam eu já ouvi diversas versões ao vivo, mas só essa capta a emoção que queria, é outra que a original não tem a mesma força.

11. Bon Jovi - Mystery Train

A banda não fez canção melhor para descrever a mystery train que todos nós procuramos na vida.

12. Legião Urbana - Quando O Sol Bater Na Janela Do Teu Quarto

“Tudo é dor e toda dor vem do desejo de não sentirmos dor”, as palavras de Buda só surtem efeito com o tempo, mas em algum momento todos acabam entendendo profundamente essa verdade.

13. Zé Ramalho - Mulher Nova, Bonita E Carinhosa Faz O Homem Gemer Sem Sentir Dor (Antologia Acústica)

Só na voz do Zé Ramalho, de profeta, que parece estar nos recitando mandamentos celestiais, essa letra sobre o poder das mulheres na história consegue ter essa aura de épico.

14. Henry Mancini - Moon River

Típica canção “dos nossos pais”, mas que é atemporal e atravessa gerações. E metade dela é instrumental para só depois entrar o coro. Genial.

15. Alison Krauss - Down To The River To Pray

Não sei explicar por quê, mas sempre gostei de certo tipo de música gospel, principalmente negra, o que não é o caso aqui. Bem diferente das que vivenciei na igreja quando criança. Ainda quero ir numa missa no Harlem, por exemplo, ou alguma procissão africana. Acho que se crescesse numa comunidade com esse tipo de música hoje seria mais religioso, ainda mais se ouvisse uma voz angelical como a da Alison.

16. Bette Midler - In My Life

O primeiro contato que tive com essa dos Beatles foi através da Bette para o filme Para Eles, Com Muito Amor (filme que nunca vi). O clipe com as imagens do filme, ela cantando para os soldados (no Vietnã?), me marcou e fez essa canção ser especial. Mesmo gostando da versão original essa da Bette me traz mais emoção, principalmente por ser uma mulher cantando, acho que a letra tem mais um sentimento feminino de recordação e amor ao próximo do que masculino.

17. Jewel - This Way

Na parte final a Jewel chega a gritar o refrão, quase como se fosse chorar, e quando isso acontece eu choro. A mudança, o sentimento que não se quer perder, o tempo que passa.

“Say that you'll stay
Forever this way
Forever and forever
That we'll never have to change
Don't move
Don't breathe
Don't change
Don't leave
And promise me
Say you'll stay
We'll stay
This way”

18. Toquinho - Ao Que Vai Chegar, O Caderno

A união dessas duas canções não poderia ser mais apropriada. De certa forma as duas são sobre a mesma coisa: a filha de Toquinho. E que felicidade poder cantá-las para nossas filhas.

19. John Barry - The John Dunbar Theme (Remix)

Barry fez uma trilha lindíssima para Dança Com Lobos e esse mix com bateria eletrônica e gaita juntando 2 temas ficou fantástico (menos pela bateria, mais pela gaita). Não tem na trilha em cd, mas apenas numa edição especial. Como todo grande tema cinematográfico ao ouví-lo sente-se a vontade pelo cinema, acrescido aí de campos abertos e cavalos.

BAIXE AQUI (às vezes acho que 'link' é sutil demais)

Marcadores:



posted by RENATO DOHO 12:01 AM
. . .
Comments:


. . .