RD - B Side
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

"Sometimes meaningless gestures are all we have"

quarta-feira, setembro 09, 2009
Up - Altas Aventuras (Up)

O novo filme da Pixar já daria um belo curta com aquele começo, fiquei emocionado com a história do casal e transformou a mulher no personagem mais carismático do filme, criando saudades durante toda projeção. Na segunda lembrança da vida do casal, mais tarde, me emocionei novamente tamanha a força daquele personagem feminino. O filme deve muito à Star Wars e voltando mais um pouco à trajetória do herói que Joseph Campbell tão bem estudou e descreveu. Há várias referências tanto de Star Wars quanto de produções do George Lucas como Indiana Jones. O cachorro líder é quase paródia de Darth Vader. O primeiro contato com o paraíso perdido lembra o planeta de Yoda. A ave tem algo similar com os bichos da série (Chewbacca, Ewoks, Jar Jar Binks). Uma batalha aérea (que também parece com Indy III). E tem até um duelo de espadas! Fora que Carl e Charles são faces da mesma moeda, Charles aquela figura paterna que foi pro lado negro da força, o que quase acontece a mesma coisa com Carl em sua obsessão por algo. Pra não ficar dúvidas, nas fotos finais o velho e o garoto acabam de sair de uma sessão de que filme? A coisa da aventura, do escotismo e do garoto (levemente asiático, lembrando um Short Round mais robusto) são bem coisas vistas em Indiana Jones. Além do garoto ser quase orfão (nem no final aparece seu pai na condecoração). E se formos extrapolar tem algo de Miyazaki também. Pena que Charles não tem nenhum momento de consciência do que tenha virado, tendo um final bem cruel, pois seria um personagem bem trágico se explorado.

O filme não tem vergonha alguma de falar mal de A Era Do Gelo no ódio por esquilos. A dublagem está tão boa que nem sentimos falta da língua original. No começo um simpático curta de cegonhas e nuvens.

Curioso um desenho animado que chega a ser até mais indicado para idosos, fazendo-os lembrar de tudo o que vireram e tudo o mais que tem pra viver ainda.


posted by RENATO DOHO 9:33 PM
. . .
Comments:


. . .