RD - B Side
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

"Sometimes meaningless gestures are all we have"

terça-feira, novembro 24, 2009
Julie & Julia (Idem)

Com mais realismo do que se poderia esperar, principalmente pela forma com que as coisas transcorrem em seu final. As duas histórias conseguem ser bem desenvolvidas ao ponto de quando uma está acontecendo não sentirmos falta da outra e vice-versa. Fora todo o lance feminino que Nora Ephron sempre bota em seus filmes o que se destaca é o prazer de comer (mais até do que de cozinhar). Meryl Streep novamente com chances de prêmios, incrível sua capacidade de "vestir" os personagens.

Stella (Idem)

Um belo filme francês autobiográfico com uma performance admirável da novata Léora Barbara que passa aquela imagem típica francesa da beleza com o tédio e a inteligência. Num pequeno tema do filme fica-se a pensar se a grande maioria das meninas foram molestadas de alguma forma, pois não só na ficção (cinematográfica, televisiva, literária) mas também nos noticiários o número aumenta cada vez mais.

Tudo Pode Dar Certo (Whatever Works)

Apesar de Larry David (que é bem mais ele do que um alter ego do Allen), o novo Woody Allen, voltando à NY, parece menos bem trabalhado quanto suas produções européias (pode ser por causa do roteiro que é antigo). Tem suas qualidades, mas se esperava mais. Pena que Evan Rachel Wood apareça com um sotaque sulista irritante.

Substitutos (Surrogates)

Outro que se esperava mais. A trama bem fantasiosa parece uma mistura de vários filmes e o final, que poderia parecer bom, só soa reciclado. Mas nas cenas de ação o Jonathan Mostow ainda segura as pontas e conduz bem.

Glória E Derrota (Brian’s Song)

O maior defeito é ser um telefilme e ter todas as características de um para a época (hoje em dia é bem menos perceptível a diferença de um para um filme, ao menos os bem realizados), então alguns efeitos, closes e narrações soam bem precários, prejudicando um pouco a emocionante amizade (real) entre 2 jogares de futebol americano que causaram polêmica na época ao dividirem o mesmo quarto durante o campeonato (um era branco e o outro negro). O final, por exemplo, poderia ser bem mais emocionante, mas a resolução rápida e barata, anula esse efeito. Mesmo assim o telefilme foi pioneiro no gênero "baseados em fatos reais" e até hoje tem muitos fãs. Billy Dee Williams antes de Star Wars e James Caan logo antes de O Poderoso Chefão são os protagonistas.


posted by RENATO DOHO 3:50 PM
. . .
Comments:


. . .