RD - B Side
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

"Sometimes meaningless gestures are all we have"

quarta-feira, maio 19, 2010
Robin Hood (Idem)



Ridley Scott é um dos poucos que conseguiria me fazer ficar interessado na época e no personagem. Conseguiu. Pouco lembro do personagem e filmes baseados nele pois é o tipo de filme e época que tenho maior má vontade, sempre acho tudo distante e confuso. Aqui não, o roteiro consegue ser acompanhado sem problemas e Ridley imprime uma empolgação em todos os momentos, tanto que a batalha final parece até um bônus, quase que o filme não necessitava dele.

Ridley, sem fugir muito dos seus temas, pega um país à beira de um fracasso, com uma possível guerra civil e dificuldade para toda população, que ficou patrocinando cruzadas e guerras no exterior (apropriado para certo país nesse momento). A questão paterna reaparece num filho que não filho e num pai (cego) que fará com que o filho que não é filho veja pela primeira vez seu propósito de vida (não por acaso ele vê isso fechando os olhos).

Todo o elenco brilha, mesmo que participando pouco (como os companheiros de Robin). Os momentos musicais lembram muito as confraternizações cantadas dos filme de John Ford (ainda mais que a música da época é similar à irlandesa, terra de Ford).

É um prazer enorme ver a visão de Ridley com seus planos gerais, algo que apenas a imagem e o cinema causam algumas raras vezes em momentos especiais e Ridley é um dos poucos que consegue isso numa grande produção (que até fica parecendo algo fácil para ele). Temos sempre a visão do todo, maior que a nossa própria diante da imensidão. Os ingleses à cavalo parecem vir diretamente de um faroeste (Ridley deveria fazer um western) e com as flechas eles são mais os índios do que a sétima cavalaria.

No final, como não poderia deixar de ser, não é o sucesso (ou como se percebe o sucesso) que chega ao protagonista, mas sua maneira de lidar (bem) com o que pode ser considerado um fracasso (fora da lei, oficialmente não reconhecido, numa comunidade alternativa). E nisso estamos numa longa linhagem que vai de Ripley, Deckard, Waller à Frank Lucas.


posted by RENATO DOHO 10:27 PM
. . .
Comments:


. . .