RD - B Side
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

"Sometimes meaningless gestures are all we have"

quinta-feira, novembro 25, 2010
PESQUISA LITERÁRIA 2010 (17)


QUAIS OS ÚLTIMOS CINCO LIVROS QUE VOCÊ LEU?


SILVANA DOHO




O Brilho Da Alma - Helena K. Sanada

O livro traz uma coletânea especial de diversas experiências de dekasseguis, onde os leitores que um dia vivenciaram essa experiência de ter ido ao Japão, podem reviver vários momentos durante a leitura. Tive a honra de participar ativamente do lançamento deste livro através de um evento musical, juntamente com os alunos e coordenador do curso de idioma japonês Anderson Missao Morishita. Sob direção da escritora Helena K. Sanada que optou pelo canto em sua apresentação, transmitindo através da música os sentimentos que captou de cada dekassegui. Segundo ela, o canto consegue alcançar a "alma". E a melodia da música juntamente com a dança completam a transmissão dos sentimentos. Organizado pelo CIATE - Centro de Informações e Apoio ao Trabalhador no Exterior.

Recomendo aos historiadores, sociólogos, pesquisadores com interesses em estudos sobre o "movimento dekassegui" e amantes da cultura japonesa.



Projeto Kaeru - Programa De Inclusão Dos Filhos De Trabalhadores Brasileiros Do Japão Às Escolas Públicas Do Estado De São Paulo - Kyoko Yanagida Nakagawa

Explana um programa educacional voltado para a reinserção dos filhos de trabalhadores brasileiros no Japão, contando com apoio psicológico, social, psicopedagógico, alfabetização e reforço escolar às crianças do ensino fundamental da rede pública de educação que em decorrência do movimento dekassegui, atualmente apresentam uma série de dificuldades escolares. É um grandioso trabalho, pois acredito que a base do desenvolvimento de qualquer país está nos investimentos nas áreas da educação.




Como Não Aprender Inglês - Michael A. Jacobs

Livro muito prazeroso de ser lido, contando vários episódios cômicos e as mais comuns gafes que um estrangeiro comete quando ainda não possui domínio do idioma inglês. Facilita a fixação da gramática de forma divertida!




desCasos - Alexandra Lebelson Szafir

Inspira qualquer ser humano a fazer uma nova leitura da vida. Sem movimentos do corpo e com a ponta do nariz, a autora, advogada criminalista, escreveu o livro para denunciar os descasos da Justiça. Portadora de uma enfermidade que ainda depende de pesquisas científicas mundiais voltadas para a estabilização e cura. A mesma doença que afeta o renomado físico inglês Stephen Hawking.

A experiência de vida que tive diretamente com esta enfermidade, durante o período de acometimento da saúde da minha mãe por este mal, trouxe uma imensa reflexão e transformação interior.

Sonho com uma sociedade mais justa e acredito na cura da esclerose lateral amiotrófica - ELA. Enquanto isso não acontece, espero que as autoridades competentes do nosso país invistam mais em pesquisas científicas, tecnologias e novas portarias em nível federal que garantam o tratamento integral desta enfermidade.

Saúde é um dos bens intangíveis mais preciosos do ser humano e conforme assegura a Constituição Federal do Brasil, artigo 196 a saúde é direito de todos e dever do Estado.

Leitura recomendável para profissionais ligados à ciência política, medicina, cuidadores, familiares e portadores de ELA (também conhecida como ALS - Amyotrophic Lateral Sclerosis ou Lou Gehrig's disease).




A Busca Do Uau! - Tom Peters

É um livro que engloba vários pensamentos, contendo estratégias e táticas necessárias para enfrentar a nova era. Estimula sua criatividade através da leitura e instiga a idealização, criação e produção de novos projetos.

Marcadores: , ,



posted by RENATO DOHO 12:00 PM
. . .
Comments:


. . .