RD - B Side
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

"Sometimes meaningless gestures are all we have"

quarta-feira, novembro 07, 2012
PESQUISA LITERÁRIA 2012 (01)

QUAIS OS ÚLTIMOS CINCO LIVROS QUE VOCÊ LEU?

Fellipe Cosme
http://muitaspalavras.blogspot.com/
http://folhassecas.blogspot.com/

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++ 

VAN GOGH - O SUICIDA DA SOCIEDADE - Antonin Artaud


 
NOTA: EXCELENTE

COMENTÁRIO: Livro escrito por Artaud, em prosa poética, que mostra através de sua subjetividade, quem foi o pintor Van Gogh, qual sua influência na história da arte, no teatro, e nas outras artes, e até na filosofia. Vale a pena pela forma intensa e ao mesmo tempo simples que Artaud evoca lembranças do seu passado e do pintor.

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++ 

A ARTE DA PERFORMANCE - DO FUTURISMO AO PRESENTE - RoseLee Goldberg


 
NOTA: ÓTIMO

COMENTÁRIO: Livro muito bom, com fotos. Fala do surrealismo, Bahaus, dadá, futurismo, construtivismo, e analisa detalhadamente perfomances históricas, desde o inicio do surrealismo, com Alfred Jarry (Ubu Rei), passando por Marina Abramovic, até os dias de hoje, com perfomances multimídia. Fala da junção cinema/teatro, nos meados do século também. Para quem é das áreas de artes, design, ou até mesmo mídia: é uma boa dica de compra.

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

O TEATRO E SEU DUPLO - Antonin Artaud


 
NOTA: ÓTIMO

COMENTÁRIO: Livro de Artaud, com sua escrita subjetiva, que influencia até hoje as montagens teatrais contemporâneas. Livro de cabeceira, que fica sempre ao lado, para consulta e motivador para descobertas constantes dentro da esfera subjetiva para o ator e para a direção, vendo o teatro como obra mais ampla que a simples interpretação.

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++  

ANTÍGONA - Sófocles


 
NOTA: ÓTIMO

COMENTÁRIO: Tragédia grega clássica, continuação da história de Èdipo, pai de Antígona. Vale a pena consultar uma boa tradução para o português, para uma leitura musical. É um texto bem bonito, e reflete a questão entre juventude e tradição, entre poder masculino e revolta de Antígona contra uma moral grega, que estaria a findar. Muito usada em faculdade de direito, para analisar aspectos do poder e da politica.

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++ 

ESPERANDO GODOT - Samuel Beckett


 
NOTA: BOM

COMENTÁRIO: A eterna espera por algo que acontecerá. Esperando Godot, uma das obras mais conhecidas do dramaturgo, uma das obras que divide as "águas" no teatro moderno. Vale a pena ler, e ver encenada.

Marcadores: , ,



posted by RENATO DOHO 9:00 AM
. . .
Comments:


. . .