RD - B Side
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

"Sometimes meaningless gestures are all we have"

sexta-feira, dezembro 26, 2014
PESQUISA LITERÁRIA 2014 (12)

QUAIS OS ÚLTIMOS 3 LIVROS QUE VOCÊ LEU?

Ailton Monteiro

http://cinediario.blogspot.com/

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++ 

As Intermitências Da Morte - José Saramago

 
NOTA: EXCELENTE

COMENTÁRIO: Trata-se de mais um libelo humanista de Saramago. Quando o escritor foca mais nos aspectos humanistas e procura menos alfinetar o cristianismo, ele acaba se saindo bem melhor. Alguns capítulos de As Intermitências Da Morte são lindos demais. Estão entre as melhores coisas que já li do Saramago. Melhores momentos: a fuga da família para fora do território; o suspense em torno de uma carta misteriosa; a aparição/descrição da morte; o último e lindo capítulo, que demonstra mais uma vez o quão humanista é Saramago. De arrepiar.

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++  

Amálgama - Rubem Fonseca


 
NOTA: ÓTIMO

COMENTÁRIO: Fonseca continua fera. Não sei se um dia ele ainda escreverá outro romance, por causa da idade, mas seus livros de contos continuam uma delícia. Amálgama é povoado de Josés, de crianças sem braço, de corcundinhas, de anões, de marginais, de psicóticos, de cafajestes, de tarados, mostrados em contos bem curtinhos. Acho que quem não gosta de ler devia experimentar Rubem Fonseca. O prazer que se tem com suas histórias é inenarrável.

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++  

História Do Cinema - Mark Cousins


 
NOTA: EXCELENTE

COMENTÁRIO: Difícil imaginar um livro que tem a ambição de fazer um passeio pela História do Cinema (mundial, ainda por cima) e que consiga atingir o seu objetivo. O segredo é que Cousins não busca exatamente os melhores filmes, mas os filmes que marcaram a história de uma forma ou de outra, que serviram como elos de transição de um momento para o outro. Ou que são únicos em sua proposta vanguardista. O livro é tão gostoso de ler que é possível fazer várias leituras, inclusive, anotando os filmes citados para que você veja com calma depois.

Marcadores: , ,



posted by RENATO DOHO 10:00 AM
. . .
Comments:


. . .