RD - B Side
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

"Sometimes meaningless gestures are all we have"

domingo, dezembro 28, 2014
PESQUISA LITERÁRIA 2014 (14)

QUAIS OS ÚLTIMOS 3 LIVROS QUE VOCÊ LEU?

Fabiano Morais
https://www.facebook.com/fabmorais

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++ 

Sono - Haruki Murakami


 
NOTA: ÓTIMO

COMENTÁRIO: Na verdade um conto publicado anteriormente no livro O Desaparecimento Do Elefante, este Sono ganhou edição própria em Portugal pela Casa das Letras, com ilustrações de Kat Menschik, que por sinal foram o que me chamou a atenção e me levou a comprar o livro. Tendo lido apenas trechos do Minha Querida Sputnik, passo longe de ser um conhecedor da literatura do Murakami, mas gostei do que li neste conto. Tem um quê de fantástico e da suspensão da normalidade de um cotidiano repetitivo que me agrada. Outro tema, fácil de se identificar, é que a protagonista, leitora voraz na juventude, no momento do conto é uma não leitora, sugada pela apatia e mesmice do cotidiano de esposa e mãe -- e é justamente o retorno à leitura que desencadeia a ruptura com a normalidade.

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++ 

Autobiography - Morrissey


 
NOTA: BOM

COMENTÁRIO:
A começar pelo descaramento de lançar o livro sob o selo Penguin Classics, não há limites para o grau de autoindulgência desta Autobiografia do Morrissey. O livro começa pintando a infância do autor na Manchester pobre com tintas dickensianas (e floreios e aliterações mil); segue pela juventude deprimida, desajustada e solitária; passa mais rápido do que qualquer fã gostaria pelos anos nos Smiths; demora-se mais do que o humanamente tolerável no processo judicial movido por Mike Joyce contra ele e Johnny Marr; e termina com o que é basicamente um relato cronológico das turnês dos discos mais recentes. A mão que escreve é meio pesada, carregada demais no rancor e no sarcasmo, com pouco de bom a dizer sobre alguns "eleitos" e muito de ruim a dizer sobre muita gente (Bowie, Siouxsie, a lista é longa). Para quem é fã, vale pelos detalhes, pelas histórias pessoais e pelos momentos em que o texto mais parece uma letra dos Smiths ou da carreira solo.

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++ 

Jeff Em Veneza, Morte Em Varanasi - Geoff Dyer


 
NOTA: ÓTIMO

COMENTÁRIO: Bem-vinda dica de um amigo que acabou se mostrando uma bela descoberta. Dividido em duas partes, acompanha o jornalista Jeff Atman primeiro cobrindo a Bienal de Veneza (parte narrada em terceira pessoa) e, depois, viajando para Varanasi, Índia, para escrever um artigo sobre turismo (parte narrada em primeira pessoa). Em Veneza, o hedonismo dos vernissages regados a Bellinis e cocaína e um encontro fortuito com uma mulher extraordinária; em Varanasi, o lento processo aculturação e abandono da condição de turista rumo a uma espécie de iluminação. Uma das melhores surpresas que tive nos últimos tempos em literatura.

Marcadores: , ,



posted by RENATO DOHO 10:00 AM
. . .
Comments:


. . .